Home Private Messages Search
Página Inicial Mural de Recados Galeria de Imagens Nosso Fórum Sua Conta
   Informações
Bem-vindo

Visitante
Login:
Apelido
Senha
Digite o Código
Código de Segurança
[Cadastre-se]

Cadastramento:
» Último(a): MariaAnaJl
» Hoje: 6
» Ontem: 150
» Aguardando: 742
» Total: 256,178
» Últimos 5 Cadastrados:
»MariaAnaJl»AntonyFair»HarrySeg»StellaNjq0»GusCoventr.

Online Agora: [ 182 ]
» Membros: 8 - 4%
MelodyRaga  
   »
EmilHarrel  
   »
GusCoventr  
   »
StellaNjq0  
   »
BradfordSt  
   »
HarrySeg  
   »
AntonyFair  
   »
MariaAnaJl  
   »
» Invisíveis: 0 - 0%
» Visitantes: 168 - 92%
» Bots: 6 - 3%
Crawl (x 2)
Googlebot Google Bot (x 1)
Yandex (x 3)

Páginas Vistas:
» Hoje: 1332
» Ontem: 25861
» Total: 35953414
Páginas Vistas/Média:
» Horária: 305
» Diária: 6527
» Mensal: 199741
» Anual: 2568101
Cadastramento/Média:
» Diária: 47
» Mensal: 1,423
» Anual: 18,298

Recordes Online: [ 1356 ]
Sendo que:
» Eram Membros: 1
» Eram Visitantes: 1355
© ItapevaCity

   Chat - Novo Sistema

   Utilidades
Home(News)
»Home
»Arquivo de Histórias
»Busca
»Dê sua Sugestão
»Lista de Membros
»Mensagem Particular
»Nos Recomende
»Sua Conta
»Tópicos
»WebMail
Web Links
 
Documentação
»Content
»Enquetes
»FAQ
»Jornal
»Top 10
Estatísticas
»Estatísticas da Page
»Quem está Onde?
#MIRC - CHAT - #Itapeva
 
Diversão e Utilidades
»Amizade Virtual
»Animações em Flash
»Aniversariantes do Mês
»Astrologia
»Classificados
»Clipes Musicais
»Em cartaz no Cinema
»Mural de Recados
»Nosso Banner
»Nosso Chat
»Resumo das Novelas
»Salão de Jogos
»Trailers de Filmes
»Web-Links
»WebMail
Músicas Online
»Músicas Online - CD
»Músicas - Top 10
»Rádios Online
Galeria de Imagens
»Mostrar Todos os Álbuns
»Baladas de Itapeva
»Especial Natal 2004
»Fotos de Paisagens
»Mural dos Visitantes
»3º Aero Show Itapeva
Comunidades
»

Menu Geral
»Adicionar aos Favoritos
»Contate os webmaster
01:19:14
Data : 23-08-2017
GMT : -0300

   Menu Geral - Itapeva
Cidade de Itapeva
»Calçadão / Dr. Pinheiro
»Catedral de Santana
»Clubes
»Como chegar à Itapeva?
»Escolas de Itapeva
»Estádio Municipal
»FEMAI
»Fotos da Cidade
»Fotos Históricas
»História da Cidade
»Indústrias
»Lendas
»Lira Itapevense
»Localização
»Loja ItapevaCity
»Mapas da Cidade
»Museu
»Personalidades-Itapeva
»Praça Central
»Praças da Cidade
»Prédios Históricos
»Prefeito de Itapeva
»Significado do Brasão
»Turismo
»Unesp em Itapeva
»Vídeos de Itapeva
Acervo Histórico
Fóruns
»Cidade de Itapeva
»Cine Itapeva
»Clipes Musicais
»MIRC #Itapeva
»Legais da Cidade
Lista Telefônica
Downloads
»Programas
»Apostilas
»Design
»Desenvolvimento
»Editores
»Utilitários
Serviços Úteis
»Busca de CEP
»Câmbio / Moeda
»Loterias
»Teste a sua Conexão
»Tradutor Online
Suporte - SAC
»Anuncie em nosso site
»Criamos Sites Comerciais
»Faça uma Doação pro Site
»Erro na page? Avise-nos
»Fale conosco / Contato
»Hospedamos teu Site

   Enquete
De onde você está acessando o nosso site?

Itapeva mesmo
Interior de São Paulo
Região Sudeste
Região Sul
Região Centro-Oeste
Região Norte
Região Nordeste
Fora do Brasil



resultados
Enquete

Votos: 4638
Comentários: 5

Venha jogar em nosso Salão de Jogos
Untitled Document
.:: Lira de Cidade ::.
 
LIRA LUTA PARA SOBREVIVER À CRISE
    No dia 20 de setembro, a banda Lira Itapevense celebrou mais um aniversário, mas não tem muito que comemorar. Sugundo o maestro regente Antônio de Jesus Duch Margarido, a banda passa por uma das principais crises de toda a história e tem que lutar contra um dos piores inimigos da arte: o abandono. A banda, que desde o início do século presta serviços à sociedade e que sempre foi um dos maiores orgulhos da população - vale lembrar que a Lira tocou o Hino Nacional para os presidentes Castelo Branco e Costa e Silva, quando o erro de uma só nota acarretava na prisão do músico -, há anos não recebe o apoio da prefeitura municipal. "Na verdade desde que o prefeito Wilmar Mattos assumiu, o compromisso de manter a banda só foi mantidopor oito meses", conta o maestro.
     Enquadrada na Lei Municipal, a banda precisa de dinheiro para que possa ser feita a manutenção dos instrumento, compra de partitura, pagamento de impostos, entre outros. Ultimamente, os músicos da banda têm reunido suas economias para pagar as conta de luz e água. À prefeitura o socorro já foi pedido. O recado, implacável, foi de que não há dinheiro disponível. "O que a gente acha estranho é que está sendo mostrada uma nova banda, da Promoção Social, na qual a gente sabe que já foram gastos mais de R$ 50 mil. Acho ótimo, afinal bom seria se o prefeito mantivesse essa nova banda e também a Lira, usaríamos a concorrrência como estímulo", diz Margarido, que lembra dos bons tempos em que a cidade era dividida no amor pelas bandas de músicas. "Era como torcedor de futebol, cada um tinha a sua banda e quando elas saíam às ruas, era uma festa".
     O maestro se questiona sobre a aceitação da banda, em tempos atuais, onde os jovens parecem pouco se interessar por esse estilo de música. Mas, ressalta que independente do estilo, a música é sempre aceita em todas as classes. E, a cidade poderia aproveitar a expêriencia da Lira para formar talentos itapevenses.
 

A lira Itapevense em 1970, época dos grandes festivais e das comemorações. Nos jornais de Itapeva e de outras cidades do Estado, reportagens declaravam admição à banda que fazia da cidade um orgulho para a população Itapevense
 
Filhos da Lira
 
    Quando o maestro fala de talento, ele sabe do que se trata A lira já formou verdadeiros exemplos de que a banda dá asas para quem quer alçar vôo no universo das notas musicais. Itapevenses como Ezio Vanini e Cirilo Camargo tocam. hoje na Banda do Exército Brasileiro.
     O também itapevense Renato Suski, que faz parte da banda Nograu, diz que a Lira foi sua primeira escola. Ele, e outros músicos itapevenses, que fazem sucesso até mesmo no exterios, são unânimes: os conhecimentos adquiridos com a Lira são fundamentais para qualquer músico que deseja dominar a arte. Para isso, é presiso aprender com quem sabe. O maestro Antônio de Jesus Duch Margarido fez o Conservatório Paulista de Canto Orfeônico em São Paulo, especializou-se em canto orfeônico, tendo como mestre o famoso Maestro Julião. Aperfeiçoou-se no instrumento piston, com o renomado maestro Zezinho, é músico profissional de orquestra e na década de 50 foi convidado para tocar na TV Record. O mundo perdeu um verdadeiro mestre quando o coração falou mais alto e Margarido fixou-se em Itapeva. Nesse momento, a cidade ganhou um presente. Com o maestro, a Lira participou de vários concursos e venceu grande parte deles. Em 1959, ganhou o 1º lugar no Campeonato de Bandas do Estado, mais tarde apresentou-se na TV Cultura e quando, em fins da década de 80, ficou em 7º lugar em um novo concurso estadual, as atenções do então prefeito Armando Ribas Gemignani voltaram-se para a banda.
 

Uma foto tirada recentemente da sede da Lira Itapevense
 
    "De 56 bandas participantes, ficamos em 7º lugar. Só que todas as bandas participantes eram sustentadas pelo seu município, menos a Lira. Foi ai que o prefeito Armando criou a Lei que autoriza o município a manter a banda. Quando o Guilherme Brugnaro entrou na prefeitura, ele comprou os instrumentos e desde então, as dificuldades para a manutenção da Lira diminuiram. Está difícil administrar essa nova crise", finaliza o maestro.
 
A banda nunca passa
 
    Mesmo com todas as dificuldades, a banda resiste e mostra que vai continuar levando o nome da cidade por onde passar. Segundo Margarido, até dezembro do ano passado a banda fez mais de 20 apresentações. E, para não perder o ritmo, alguns projetos são definidos pelo maestro. Um deles é a formação de uma escola de música profissionalizante na cidade.
    Hoje, existem mais de 30 alunos itapevenses estudando no Conservatório de Tatuí. "Esses alunos recebem bolsa da prefeitura, se esse dinheiro fosse usado para trazer profissionais de lá para cá, daríamos oportunidades para centenas de alunos e seria uma saída para que a cidade se desenvolvesse", acredita o maestro que luta para superar a ameaça do fim e declara: "Apesar do descaso, não vai ser dessa vez que a Lira vai acabar".
     Talvez no próximo ano, a banda passa cantando coisas de amor e então, ela e a cidade, nessa data tão festiva, tenham mais o que comemorar.
 

No final da década de 90, a banda começa a mostrar os sinais de abandono e pede socorro
 
Uma grande banda de música para Itapeva
 
Da Folha do Sul do dia 11/08/62, a notícia:
    "Estamos informando de que em coplemento à campanha que pretendemos fazer em torno da criação de uma banda de música em nossa cidade, alguns elementos destacados de nossa sociedade, já se mostram dispostos a colaborar no empreendimento. Hoje, que aqui ventilamos o assunto pela primeira vez, sentimo-nos jubilosos pela simpatia com que a idéia vem sendo recebida no seio da coletividade itapevense oferecimentos de ajuda já nos têm chegado, incitando-nos ao trabalho como estímulo à boa causa.
     Dentre as pessoas que já nos ofereceram seus préstimos podemos destacar os nomes do Sr. José Perricelli do alto comércio local e do Dr. Espiridião Lúcio Martins, conceituado clínico aqui domiciliado, ambos nom exemplo de colaboração à causa itapevense ofereceram integral apoio prontificando-se mesmo em se organizarem com outras pesssoas gradas da cidade para em conjunto irem até o fim da realização.
     Atitude como esta dão-nos a satisfação de acreditar que tudo sairá a contento. A iniciativa recebida com aplausos, estava destinada a cobrir-se de inteiro êxito."
 

O mestre Maestro Margarido afina os instrumentos dos alunos da Lira
 
"Para mim, a banda de música é um negócio comovente. O pessoal lá sentado, com toda aquela seriedade é o retrato da própria condição humana. De repente, tornam-se supra-sumo da transcendência, a coisa mais cultural da cidade". Adélia Prado (Os componentes da Banda)
 
| Visitas nesta parte: 8103 | Usuários online nesta seção: 1 |
 
 

Copyright © 1999-2012 Itapeva-SP. All rights reserved.
Tempo para gerar esta página: 9.22 segundos
Sistema phpnuke - Termo de Uso - WebMaster Rodrigo Moreira